O outro lado de mim: a Faculdade ♡

11:11

Olá queridas seguidoras! 

Hoje partilho convosco um pouco do meu percurso académico.
Sim, porque além de escrever no blog, gerir a Sweet, ter tempo para dedicar ao namorado, ter vida familiar e ainda ter tempo para as amigas, eu ainda tenho a responsabilidade da faculdade.
Há quem diga (a brincar) que a faço em part-time e a brincar que o digam acaba por ser mesmo isso...
Mas já vos explico a razão de tudo isto!



Desde que me lembro de falar sempre disse que queria ser farmacêutica (bem, também dizia que gostava de ser hospedeira de bordo mas com os contras dessa profissão o sonho ficou por isso mesmo, um sonho). Durante o secundário estudei muito para que o sonho de ser farmacêutica se realizasse mas, infelizmente ou não, não entrei no curso de Ciências Farmacêuticas (1º opção) mas sim em Farmácia (2º opção) na ESTSP. A diferença entre os cursos é simples pois na verdade, com a licenciatura em Farmácia posso fazer exatamente o que gosto: atendimento e aconselhamento na farmácia, porém com o curso de CF teria outra posição e outras tarefas na farmácia. Apesar de tudo, não me sinto prejudicada por ter continuado este curso e não ter tentado mudar para CF pois não me imagino fechada num laboratório ou numa indústria farmacêutica horas sem fim sem ver o sol ou até mesmo como diretora técnica de uma farmácia (não que não fosse capaz, simplesmente não o ambiciono). Qualquer uma destas tarefas tira-me horas de sol, de movimento, de vida. Eu adoro a aproximação às pessoas, a posição privilegiada de as poder ajudar e a sensação de chegar ao fim do dia a saber que tornei o dia de alguém melhor. Hierarquias e estatutos à parte, Farmácia é mesmo aquilo que eu gosto!

Quando acabou o secundário achei que entrar para a faculdade ia ser a melhor coisa da minha vida. Achei que dentro da faculdade todas as pessoas se conheciam e se davam bem. Well, não podia estar mais enganada...
Se isto acontece nas outras faculdades na minha não é assim. Rapidamente me deparei com uma grande competição que a meu ver não faz sentido pois a faculdade apenas nos dá as bases para construir a nossa vida profissional mas é a nossa personalidade que nos torna melhores ou piores profissionais, pelo que acho completamente desnecessário andar a "medir" notas.

A desilusão foi bem grande no 1º ano...
Faculdade em Gaia (fora do pólo universitário e do movimento de pessoas que tanto adoro), químicas (que odeio) por todo o lado e um ambiente na turma muito oposto ao imaginado.
Tinha o meu trabalhinho que me ocupava alguma parte do meu tempo mas ainda assim frequentei a praxe e vivi-a até ao dia em que achei que já não fazia sentido continuar.
Quanto à praxe poderia dizer 1500 coisas mas vou simplesmente dizer que, tal como em todos os capítulos da minha vida, o que não me faz feliz não é para ter continuação. Após meses de praxe decidi abandonar e hoje não me arrependo da minha opção. Vivi o que senti que tinha de viver daquele mundo, aprendi coisas que desconhecia por completo e, acima de tudo, tornei-me intolerante a atrasos.

O 1º ano foi passando e a desmotivação foi crescendo. Nada estava a ser como tinha imaginado e isso deixava-me realmente triste. Fui-me desinteressando e afastando da vida académica sem querer...
Arranjei mais coisas para fazer nos meus tempos livres que me fizessem sentir bem e compensassem a situação da faculdade.

Chegou o 2º ano e alguma esperança volto. Finalmente já se falava de medicamentos e do atendimento ao público, as coisas começavam a fazer sentido. Novas amizades surgiram e isso teve uma grande influência para começar a ver a faculdade noutras perspetivas. Senti um novo entusiasmo em mim mas, ao mesmo tempo, percebi que não sou a típica rapariga que adora estar na faculdade grande parte do seu tempo. Se na verdade as amigas são o melhor que a faculdade me deu, também é verdade que podemos estar juntas em muitos outros sítios, tal como fazemos, porque de facto estar na faculdade não é o que mais gostamos.


Vou às aulas (a grande parte delas pronto) e venho-me embora. Estou lá mas estou sempre mortinha por fugir de lá e voltar à cidade.
Sou uma rapariga típica da cidade. É no movimento das pessoas e dos carros que eu me sinto bem. Gaia (Devesas) tem pouco disto então mal posso fujo para o Porto.
Adoro uma boa esplanada e uma boa tarde de compras com as amigas, coisas que perto da faculdade são impossíveis de fazer o que explica muita coisa.

Vivo grande parte do trimestre super descontraída no que toca à faculdade, mas quando chegam os exames aplico-me e os resultados acabam por ser bons. Daí a faculdade para mim ser uma espécie de "part-time" pois no meio de tantas tarefas que tenho não podia ser de outra maneira. 

O 3º ano está quase terminado, passou a voar, e a felicidade de ver o fim deste capítulo da minha vida a aproximar-se é gigante. Chegou a altura de colocar as fitas na pasta e de comprar a cartola e a bengala para o próximo ano, coisas materiais mas que têm grande importância na vida académica por significarem o fim de um percurso. Passou tudo muito rápido, ainda parece que foi outro dia que fui à ESTSP pela primeira vez para me matricular... 
Ainda falta mais um ano de faculdade, os estágios, mas penso que isso será o que mais vou gostar do curso.

Não sei como será o futuro ao nível dos meus estudos, ainda não sei bem se pretendo continuar a estudar ou não, mas por agora isso também pouco importa. Por agora, quero acabar a licenciatura e encontrar um trabalho na minha área para exercer aquilo que tanto gosto.

Aqui fica a história do meu percurso académico, espero que tenham gostado!
Para o ano trago mais novidades.



You Might Also Like

6 comentários

  1. Há sempre coisas boas e coisas menos boas, mas estamos cá para tirar algum partido disso ;). Parabéns!

    Beijinho, lookingfor-more

    ResponderEliminar
  2. Ficas muito gira trajada... beijinhos <3

    http://ajoanacharmosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Querida o teu percurso não foi nada fácil! Espero que a motivação continue, muita força querida <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  4. Muitos muitos parabéns! Todo o esforço acaba sempre por ser recompensado <3

    ResponderEliminar